10 Novembro 2025

Dos bastidores de ‘Venom’ ao limbo da ‘Mulher-Gato’: os desafios criativos em Hollywood

Trazer personagens secundários dos quadrinhos para o centro das atenções no cinema é uma tarefa notoriamente complexa. Recentemente, detalhes sobre os obstáculos enfrentados na produção de ‘Venom’ (2018) e sobre um projeto quase desconhecido da Mulher-Gato ilustram perfeitamente as batalhas criativas e burocráticas que definem os blockbusters modernos.

O Desafio de ‘Venom’: Criando uma Origem Sem o Homem-Aranha

Sete anos após a estreia de ‘Venom’ com Tom Hardy, o diretor Ruben Fleischer falou abertamente sobre os obstáculos que enfrentou para criar uma história de origem para o simbionte alienígena sem a presença do Homem-Aranha. Em uma entrevista recente, o diretor de ‘Zumbilândia’ revelou que, essencialmente, tudo sobre o anti-herói no filme de 2018 teve que ser conceptualizado do zero, já que o filme não podia apresentar o “escalador de paredes” devido a questões de direitos do personagem.

Uma Nova Identidade Visual e Narrativa

Durante sua participação no Discourse Podcast do The Playlist, Fleischer explicou como a ausência do Homem-Aranha impactou diretamente a caracterização de Eddie Brock na sala dos roteiristas. “‘Venom’ sempre foi definido pelo Homem-Aranha”, disse o cineasta de 51 anos. “Nosso filme não podia ter o Homem-Aranha. Isso criou um desafio interessante.” Fleischer revelou que, embora uma futura colaboração pudesse ser possível, ele não podia contar com essa perspectiva ao montar a origem.

Isso afetou até o design do personagem. “É engraçado porque nos quadrinhos, ‘Venom’ tem uma aranha no peito, e isso é porque ele deriva do Homem-Aranha”, comentou. “Tivemos que criar uma origem totalmente nova e, na verdade, criar um padrão diferente em seu peito, único para o filme, porque não faria sentido ele ter uma aranha se não tivesse afiliação com o Homem-Aranha.”

Encontros Breves e Oportunidades Perdidas

Embora o Venom de Tom Hardy e o Homem-Aranha de Tom Holland não tenham tido um crossover substancial, eles de fato compartilharam brevemente a tela nas cenas pós-créditos de ‘Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa’ e ‘Venom: Tempo de Carnificina’. Essas sequências sugeriram uma futura colaboração entre os personagens, mas, no fim das contas, tal perspectiva nunca se concretizou.

O Projeto Cancelado da Mulher-Gato: Uma Origem Inesperada

Se os desafios de ‘Venom’ foram sobre contornar a ausência de um personagem-chave, um projeto da Mulher-Gato enfrentou um obstáculo diferente: a mudança de estratégia executiva. Havia, de fato, outro longa-metragem da Mulher-Gato agendado pela DC Studios e Warner Bros. Discovery, mas não era nada parecido com o que os fãs de Selina Kyle poderiam esperar. Quem procurava uma homenagem aos dias de Halle Berry, Anne Hathaway, Zoe Kravitz ou a icônica Michelle Pfeiffer teria uma grande surpresa.

Foco na Infância

De acordo com Arthur Mintz, co-CEO e diretor da Swaybox Studios, o plano era um filme de origem focado em sua infância e nas experiências formativas que a moldaram. “Recebemos luz verde para fazer um projeto para o HBO Max, um longa-metragem baseado na Mulher-Gato quando criança”, disse Mintz. Essa abordagem, que exploraria a personagem de forma semelhante ao que foi visto nas páginas de Absolute Batman, aprofundaria a conexão de Selina Kyle de uma forma raramente vista nas telas. No entanto, o projeto foi vetado por David Zaslov, CEO da Warner Bros., em 2022. “Ele cancelou 42 projetos, incluindo o nosso”, afirmou Mintz.

A Reviravolta de Matt Reeves e o Limbo Atual

No entanto, a esperança não estava totalmente perdida. Matt Reeves, o aclamado diretor de ‘The Batman’, tomou conhecimento do projeto e tentou ajudá-lo a superar o bloqueio executivo. Reeves montou uma compilação em vídeo para apresentar diretamente a Zaslov. Segundo Mintz, o CEO adorou a apresentação de Reeves. “Zaslov disse: ‘Isso é incrível, precisamos lançá-lo nos cinemas'”, relatou Mintz.

O Obstáculo Final do Marketing

Infelizmente, foi aí que as coisas pararam novamente. A conversa seguinte, como esperado, tornou-se uma discussão sobre a direção criativa. Em outras palavras, a Warner Bros. amou a ideia pela segunda vez, mas ainda não estava totalmente convencida de que deveria ser apenas sobre a infância de Kyle. Zaslov, embora aparentemente apoiando, transmitiu feedback do departamento de marketing de que a DC Studios precisaria torná-la uma “história maior”. Atualmente, o filme permanece no purgatório. Talvez, um dia, a influência de Reeves dentro da DC e da Warner Bros. Discovery seja suficiente para dar à Swaybox Studios o impulso necessário para levar sua visão ao público.