Saúde

Cientistas descobrem estranha ligação entre vitamina D e dor

Mulheres com baixos níveis de vitamina D podem enfrentar uma recuperação mais dolorosa após a cirurgia de câncer de mama e podem precisar de significativamente mais medicação com opioides posteriormente, de acordo com uma pesquisa publicada on-line na revista Anestesia Regional e Medicina da Dor.

Os resultados sugerem que pacientes com cancro da mama com deficiência de vitamina D (abaixo de 30 nmol/L) podem beneficiar da toma de suplementos de vitamina D antes de serem submetidos a uma mastectomia radical.

Os pesquisadores dizem que evidências crescentes apontam que a vitamina D desempenha um papel importante na forma como o corpo sente e regula a dor. Os cientistas acreditam que isso pode estar relacionado às propriedades antiinflamatórias da vitamina e aos seus efeitos no sistema imunológico. A deficiência de vitamina D também é frequentemente observada em pessoas com câncer de mama.

Estudo examinou a dor após cirurgia de câncer de mama

Para explorar a ligação, os investigadores realizaram um estudo observacional prospetivo no Hospital Universitário Fayoum, no Egito, entre setembro de 2024 e abril de 2025.

O estudo incluiu 184 mulheres com câncer de mama que se preparavam para uma cirurgia para remoção de uma mama. Metade dos participantes apresentava deficiência de vitamina D (abaixo de 30 nmol/L), enquanto a outra metade apresentava níveis de vitamina D acima de 30 nmol/L. Os dois grupos eram semelhantes, com idades médias de 44 e 42 anos.

Os médicos e enfermeiros que cuidavam dos pacientes não sabiam o seu nível de vitamina D. Todos os participantes receberam o tratamento padrão do hospital antes, durante e após a cirurgia.

Durante a operação, os pacientes receberam fentanil para controlar a dor aguda. Após a cirurgia, todos receberam paracetamol intravenoso a cada oito horas. Os pacientes também puderam autoadministrar tramadol, outro analgésico opioide, pressionando um botão de controle.

Pacientes com baixo teor de vitamina D precisavam de mais opioides

Os níveis de dor foram registrados imediatamente após a cirurgia e novamente 6, 12, 18 e 24 horas depois. Os pesquisadores também monitoraram náuseas, vômitos, níveis de sedação e tempo de internação hospitalar.

Pacientes com deficiência de vitamina D tiveram três vezes mais probabilidade de sentir dor moderada a intensa durante as primeiras 24 horas após a cirurgia, em comparação com pacientes que apresentavam níveis adequados de vitamina D.

Os pesquisadores observaram que nenhum dos pacientes em nenhum dos grupos relatou dor intensa de 7 ou mais na escala padrão de dor de 0 a 10. A diferença estava inteiramente relacionada a um maior número de pacientes apresentando níveis de dor moderada entre 4 e 6.

O grupo com deficiência de vitamina D também necessitou de mais medicação opioide. Em média, estes pacientes receberam 8 μg a mais de fentanil durante a cirurgia, o que os pesquisadores descreveram como um aumento modesto.

Porém, após a cirurgia, a diferença tornou-se muito maior. Pacientes com níveis baixos de vitamina D usaram em média 112 mg a mais de tramadol do que aqueles com níveis suficientes de vitamina D. A medicação foi controlada pelo paciente, com doses limitadas a 50 mg por hora.

Vitamina D e complicações de recuperação

Os medicamentos opioides podem causar efeitos colaterais como náuseas, vômitos, sonolência e confusão. Eles também apresentam riscos de dependência e dependência.

O estudo descobriu que náuseas pós-operatórias ocorreram com mais frequência entre pacientes com deficiência de vitamina D. O vômito só foi relatado no grupo deficiente, embora os pesquisadores tenham dito que a diferença era pequena demais para ser considerada estatisticamente significativa.

Os pesquisadores reconheceram várias limitações. Como o estudo foi observacional e realizado num único centro médico, não pode provar que o baixo nível de vitamina D causou diretamente o aumento da dor. A equipe também não mediu marcadores inflamatórios que pudessem explicar como a vitamina D influencia a dor. Além disso, não foram coletadas informações sobre ansiedade, depressão, estágio do câncer, tratamentos anteriores e problemas de sono antes da cirurgia.

Mesmo com essas limitações, os pesquisadores concluíram que “a deficiência de vitamina D está associada a uma maior ocorrência de dor pós-operatória moderada a grave e ao aumento do consumo de opioides em pacientes submetidas a mastectomia radical modificada unilateral”.

Eles acrescentaram: “A suplementação pré-operatória de vitamina D em pacientes com câncer de mama com níveis de vitamina D abaixo de 30 nmol/L pode ter um papel na modulação da dor pós-operatória”.


Source link

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo